Conforme vários artigos deste site, a Física sempre teve grande participação na humanidade e na evolução no planeta.
O século XX foi de grande importância para a evolução da ciência e tecnologia, a exemplo do desenvolvimento da energia nuclear.
Ela é aplicável para geração de energia, diagnósticos para doenças de tratamentos complexos, criação de novos medicamentos etc.
Também houve o desenvolvimento do laser, sondas espaciais para exploração do universo, satélites artificiais, aceleradores de partículas, estudos da Física Quântica, estudo da Teoria das Cordas, aplicações de fibra ótica para transmissão de dados.
Tal desenvolvimento permite facilitar, prolongar, aperfeiçoar e tornar a vida humana melhor.
No século XXI, surgem novas tecnologias, com aperfeiçoamento da telefonia móvel, redes de comunicações integradas, inteligência artificial, carros autônomos, metaverso, realidade virtual, computador quântico, drones, robótica com inteligência artificial.
Tudo isso tem trazido, para a humanidade, a realização de situações antes inimagináveis.
Os grandes cientistas da humanidade buscam sempre utilizar suas descobertas e inventos para proporcionar o bem da humanidade. Infelizmente, grandes descobertas são utilizadas para outros fins, que não são benefícios.
Na atualidade, ocorrem discussões a respeito da Inteligência Artificial (IA), que pode ser ferramenta para traçar perfis comportamentais das pessoas, seus hábitos, gostos, consumo, ambientes de frequência física, digital, redes sociais, círculo de amizades no cotidiano de pessoas e grupos.
Torna-se cada dia mais frequente o uso da Inteligência Artificial.
É importante saber que, apesar da evolução e dos benefícios trazidos pelas novas tecnologias, associadas à inteligência artificial, o controle deve sempre ser exercido pelo ser humano, de modo a assegurar longevidade às pessoas com boa qualidade de vida, segurança, preservação, proteção, qualidade ambiental, prosperidade, paz mundial, união entre as nações, facilidade de comunicação, para termos, acima de tudo, um mundo melhor.
Veja também: A Física e a Revolução da Indústria.