Erro ao Expressar Valores de Temperatura

No dia a dia, são praticados erros em física por apresentadores de televisão, apresentadores de tempo, jornalistas, comerciantes, agentes de trânsito, sinalização de tráfego em via e pessoas em geral.

A unidade de temperatura no sistema internacional para temperatura dinâmica é o Kelvin, simbolizado por k (Kelvin):
O zero absoluto considerado: – 273,15 Kelvin;
Ponto de congelamento da água ao nível do mar: 273,15 K;
Ponto de ebulição:373,15 Kelvin.
Existem também as seguintes escalas:

Escala Celsius, simbolizada por Graus C (graus Celsius), com ponto de congelamento da água ao nível do mar: 0 Grau C e de vaporização 100 Graus C, considerada escala derivada no sistema internacional. Trata-se da unidade utilizada no Brasil e na maioria dos países;

Escala Fahrenheit, simbolizada por Graus F (graus Fahrenheit), com ponto de congelamento da água ao nível do mar: 32 graus F, temperatura de vaporização 212 Graus F. Esta escala é utilizada nos Estados Unidos da América do Norte, no Canadá e outros poucos países.

Escala Reaumur, simbolizada por Graus Re (graus Reaumur), com ponto de congelamento da água ao nível do mar: 0 grau Re e temperatura de vaporização 80 Graus Re.

Escala Rankine, simbolizada por Graus R, Ra (graus Rankine), com ponto de congelamento da água ao nível do mar: 492 graus R ou Ra e temperatura de vaporização 672 Graus R ou Ra.

Erro 1

Normalmente são cometidos erros básicos, pois ao não informar a unidade, pode-se confundir as pessoas ou provocar erros de interpretação da previsão do tempo, tratamentos médicos, aplicações científicas, entre outros, pois as unidades são diferentes. Em alguns países, como indicado, no Brasil, inclusive os grandes meios de comunicação, expressam a temperatura em graus, que na verdade é a unidade que expressa ângulo, uma unidade matemática e não física.

Erro 2

Muitos expressam, inclusive nos meios de comunicação, a temperatura em graus centígrados erradamente, em razão da escala ter sido denominada inicialmente como centígrada, porém esta denominação foi abolida após a nova denominação, em homenagem ao Astrônomo Sueco Anders Celsius, que viveu entre 1701 e 1744.

Exemplo: a temperatura de 5 graus na escala Celsius corresponde a 41 graus na escala Fahrenheit. Vamos imaginar alguém que não conheça de escala e viaje do Brasil para os Estados Unidos.

2 comentários


  1. Dear
    Thanks for your contact.

    Regard

    Jorge Humberto

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *