Podemos, de forma simplificada, dizer que a Física Quântica é a parte da física que estuda os fenômenos que ocorrem nas camadas atômicas e subatômicas, porém no mundo moderno seus fundamentos também podem ser utilizados para desvendar fenômenos do universo alterando também fundamentações utilizadas com aplicações da gravitação universal de Isaack Newton.
A sua grande evolução aconteceu no século XX quando ocorreram métodos de demonstrar e mensurar teorias existentes a seu respeito, pelo surgimento de equipamentos que pudessem permitir comprovação, tendo em vista o desenvolvimento a partir das descoberta de Albert Einstein e estudo de movimentos em velocidade próxima ou igual à velocidade da Luz, alterando alguns princípios e fundamentos estabelecidos pela mecânica Newtoniana, em virtude da alteração de comportamentos de grandezas, como massa, velocidade e tempo, que ocorrem na denominada mecânica relativista, também em decorrência de ferramentas matemáticas avançadas e complexas que permitem alcançar formulações, teorias e questões postuladas.
A Física Quântica é de pouco conhecimento, domínio e interesse por parte da maioria das pessoas, no entanto, na atualidade vem despertando curiosidade por razão de, assim como a Física Clássica, ela pode influenciar, melhorar e prorrogar a vida das pessoas, pois somos feitos de átomos e, portanto, de partículas que produzem energia e, por consequência, campos magnéticos que podem influir positiva ou negativamente. Abaixo seguem alguns cientistas que desenvolveram os estudos da Física Quântica e suas fundamentações.
- Thomas Young: físico, nasceu na Inglaterra. Viveu entre 1773 e 1829. Definiu a teoria da fenda dupla.
- Max Planck: físico, nasceu na Alemanha. Viveu entre 1858 e 1947. Definiu o valor da constante de Planck “h” para ser utilizada nos cálculos com envolvimento da mecânica quântica.
- Enrico Fermi nasceu na Itália. Viveu entre 1901 e 1954. Desenvolveu a estatística quântica e a teoria do envelhecimento beta.
- Albert Einstein: físico e matemático, considerado o maior cientista do século XX e até atualidade. Nasceu na Alemanha e viveu entre 1879 e 1955. Migrou da Alemanha para os Estados Unidos da América do Norte. Alterou diversos princípios da Mecânica Newtoniana referentes ao comportamento das grandezas tempo, massa e espaço, quando submetidos a velocidades próximas ou iguais à da luz. Desenvolveu, entre outras, a teoria da relatividade especial e grande contribuição na Mecânica Quântica com a lei da relatividade geral, sendo até para o mundo moderno fonte de pesquisas avançadas em relação ao universo e – quem sabe? – possível existência de poliuniverso. Seus feitos revolucionaram tecnologias modernas, que proporcionaram mudanças fantásticas no mundo moderno, cujas aplicações se encontram aqui descritas. Assim como Isaak Newton, sem suas descobertas, talvez o mundo fosse diferente.
- Niels Bhor: físico, nascido na Dinamarca, viveu entre 1885 e 1962. Formulou o princípio da correspondência.
- Louis de Broglie: físico, nasceu na França e viveu entre 1892 a 1987. Desenvolveu a teoria onda-partícula.
- Wolfgang Pauli: físico, nascido na Áustria, viveu entre 1900 e 1958. Atuou no princípio da exclusão, teorema estatístico do spin e sugeriu a existência de neutrinos.
- Lev Landau: físico, nascido no Azerbaijão, viveu entre 1908 e 1968. Desenvolveu, entre outras, as teorias: eletrodinâmica quântica e matéria condensada.
- Max Born: físico, nascido na Alemanha, viveu entre 1882 e 1970. Desenvolveu a interpretação estatística da função de ondas.
- Wern Heisenberg: físico, nascido na Alemanha, viveu entre 1901 e 1976. Desenvolveu o princípio da incerteza.
- Paul Dirac: físico, engenheiro e matemático, nascido na França, viveu entre 1902 e 1984. Previu a teoria da antimatéria.
- Carl Anderson: físico, nascido nos Estados Unidos da América do Norte, viveu entre 1905 e 1991. Descobriu o pósitron em 1932, confirmando a teoria de Paul Dirac.
- Frederick Reines: físico, nascido nos Estados Unidos da América do Norte, viveu entre 1918 e 1998. Ele e seu compatriota, Cleyde Cowan, que viveu entre 1919 e 1974, comprovaram a existência dos neutrinos, proposta por Wolfgang Pauli.
- Edward Lorenz: meteorologista e estático, nasceu nos Estados Unidos da América do Norte, viveu entre 1917 e 2008. Propôs a teoria do Caos.
- Peter Higgs: físico, nascido na Inglaterra em 1929. Propôs o bóson de Higgs, denominada partícula de Deus, sendo pesquisada no CERN (Centro Europeu de Energia Nuclear) no LHC Large Handron Collider (Grande colisor de Hándron), em túnel de 27 km de circunferência entre a Suíça e a França.
Aplicações da Física Quântica
Apesar das pessoas não perceberem, a FÍSICA QUÂNTICA se apresenta na vida de cada um de nós a todo momento, proporcionando melhor qualidade de vida, prorrogando-a e a tornando com mais prazer, segurança e comodidade.
A seguir algumas situações onde a FÍSICA QUÂNTICA é aplicada:
- Geração de energia a partir de usinas nucleares
- Tomografia computadorizada
- Ressonância magnética
- Tratamento de câncer com aplicação de rádio isótopos, com medicina nuclear
- Cirurgias com laser, oftálmica, odontológica e neurológica
- Nanotecnologia
- Leitores e gravadores de CD e DVD e equipamentos de gravação digital para áudio e vídeo
- Televisores e monitores para computadores de alta resolução
- Lâmpadas de led
- Microscópios eletrônicos
- Inteligência artificial e redes neurais de computadores
- Computadores com processadores de última geração
- Inspiração para filmes de altas tecnologias
- Instrumentação digital para área industrial
- Sistemas de gerenciamento de redes computacionais
- Visores e monitores digitais
- Tecnologia de microcomputadores
- Dispositivos microprocessados
- Proteção da Terra dos efeitos dos ventos e explosões solares
- Transmissão de dados por fibra ótica
- Comunicação por Internet e redes computacionais
- Inteligência artificial
- Dispositivos digitais para navegações terrestres, aéreas, espaciais, marítimas e submarinas
- Transmissão de dados em tempo real
- Dispositivos de transmissão, transferência e recepção de dados, voz dados e imagem digital
- Sistemas de gravação digital de imagem e voz
- Equipamentos de pesquisas espaciais
- Equipamentos digitais de navegação aérea, espacial, marítima, terrestre
- Sistemas digitais para automação, comercial, industrial e residencial
- Sistemas digitais para equipamentos militares, caça aéreo e aviões de combate
- Submarinos nucleares
- Ogivas nucleares