Introdução

A palavra “física” tem como origem a palavra grega physis que significa natureza.

A primeira pessoa que foi denominada FÍSICO, foi Anaxágoras:

Anaxágoras
Anaxágoras

Viveu na Jônia, localizada na costa oeste da atual Turquia, entre 500 e 430 aC. Foi para Atenas, onde escreveu e ensinou filosofia. Muitos filósofos, como Sócrates, Platão, Aristóteles, refletiam sobre fenômenos da natureza.

Pode-se dizer que FÍSICA CLÁSSICA é a parte da física que estuda os fenômenos de movimentos do universo e macro universo.

O surgimento da mecânica clássica ocorreu quando os cientistas dos séculos XVI e XVII começaram a buscar explicações para o movimento dos corpos incluindo os estelares. A partir das descobertas de Isaack Newton, a mecânica clássica passou a também ser denominada mecânica Newtoniana.

Os principais desenvolvedores da mecânica clássica foram:

  • René Descartes:
René Descartes
René Descartes

Cientista, filósofo e matemático francês que viveu entre 1596 e 1650. Propôs as leis da natureza imutáveis, tendo dado continuidade aos estudos e teorias do Holandês Isaac Beeckman, que viveu entre 1588 e 1637.

  • Johannes Kepler:
Johannes Kepler
Johannes Kepler

Matemático e astrônomo, nascido na Alemanha, viveu entre 1571 e 1630. Estudou os movimentos dos planetas, alterando a hipótese heliocêntrica que na época era mais fácil de ser entendida, onde o movimento dos planetas era circular e o sol estaria no centro. Ele então estabeleceu o seguinte:

Primeira Lei: A trajetória dos planetas em torno do sol é elíptica, onde o sol é um dos focos. Essa trajetória é utilizada até os tempos atuais, comprovando a lei da gravitação universal;

Segunda Lei: O raio vetor que liga um planeta ao sol descreve áreas iguais em tempos iguais;

Terceira Lei: O quadrado do período de qualquer planeta em torno do sol é proporcional ao cubo da distância média entre o planeta e o sol.

  •    Galileu Galilei:
Galileu Galilei
Galileu Galilei

Nascido na Itália, viveu entre 1564 e 1642. Desenvolveu itens importantíssimos na Física, como o movimento de queda livre dos corpos, trajetória parabólica de projéteis.

  • Isaack Newton:
Isaack Newton
Isaack Newton

Pode-se considerá-lo, até o momento, o cientista mais importante e uma das personalidades mais relevantes da humanidade. Foi matemático, físico e filosofo. Newton, nascido na Inglaterra, viveu entre 1642 e 1727, formulou e fundamentou a mecânica clássica, também denominada mecânica newtoniana, com base na ferramenta matemática por ele desenvolvida, na base de tempo que conhecemos como derivada. Suas leis foram fundamentais para que se pudesse entender e mensurar a maior parte dos fenômenos físicos até o surgimento das teorias de Albert Einstein, que se encontram em planos ínfimos que são tratados pela física nuclear,  física quântica, movimentos da luz e onde haja aplicações de sua velocidade também aspectos do universo onde a mecânica Newtoniana tem limitações para mensurar e explicar.

Sem a existência de Isaak Newton, outros cientistas poderiam ter desenvolvido suas leis ou fundamentos que levassem aos mesmos resultados, no entanto poderia levar mais tempo e o mundo hoje poderia ser diferente. As principais leis e constantes definidas por Newton são:

  •    Primeira lei: Lei da Inércia;
  •    Segunda lei: Resultante igual à massa vezes aceleração utilizada na dinâmica dos corpos;
  •    Terceira lei: Ação e reação.
  •    Constante gravitacional, para determinar a força de atração entre corpo.
  •    Aceleração da gravidade.