A Influência da Física no Aumento da Perspectiva de Vida Humana no Planeta

Você sabia que a perspectiva de vida humana no Planeta tem relação com a Física?

No início da formação do planeta, os seres vivos e o homem não estavam presentes. O ser humano é considerado a forma mais inteligente de vida conhecida, com capacidade de evolução e desenvolvimento, sempre buscando o bem-estar, qualidade de vida e prolongamento da perspectiva dela, criando grandes cidades e habitações para se proteger das intempéries da natureza, de ameaças internas e externas, bem como garantir sua segurança e prolongar a existência da espécie.

PRIMÓRDIOS DA TERRA
PRIMÓRDIOS DA TERRA

Desde o surgimento do gênero humano, passando pelos hominídeos e homo sapiens, houve grandes evoluções. Durante o Século XVII, uma grande evolução científica ocorreu, principalmente através das leis formatadas e formuladas matematicamente pelo físico, astrônomo, filósofo natural e matemático Isaak Newton, nascido na Inglaterra em 1642 e falecido em 1727. Ele proporcionou, através das suas três leis fundamentais, de princípios e formulações matemáticas, notórios avanços para melhoria  e prorrogação da perspectiva de vida, devido às aplicações práticas das respectivas leis e também no campo da ótica geométrica.

CIDADE MODERNA
CIDADE MODERNA

Durante o Século XX, houve um importante salto no desenvolvimento científico, principalmente no campo da física, a partir das teorias da Relatividade Especial de 1904 e da teoria da Relatividade Geral, proposição das ondas gravitacionais, recentemente confirmadas, do físico Alemão Albert Einstein, nascido em 1879 e falecido em 1955. Suas teorias foram fundamentais para a evolução da eletrônica nos campos da física do estado sólido, matéria condensada, tecnologias laser, fibra ótica, permitindo aplicações em vários campos da medicina nuclear, para tratamento e diagnósticos de doenças, antes consideradas incuráveis; aparelhos com aplicação de componentes digitais de alta resolução; robótica para cirurgias; tráfego de informações por redes digitais; sistemas de inteligência artificial; redes neurais; tudo isso tornando possível o acesso rápido a informações, encaminhamento rápido para solucionar, facilitar e dar maiores seguranças em diagnósticos, cirurgias mais precisas, diminuindo a incidência de riscos e falhas.

A utilização de microprocessadores e da nano tecnologia tem permitido redução e compactação de equipamentos. Notamos que a evolução tecnológica tem sido rápida e com grande evolução.

Abaixo, alguns exemplos de tecnologias e dispositivos que ajudam a preservar e aumentar a perspectiva da vida humana no planeta.

Estações Meteorológicas

As estações meteorológicas são conjuntos de dispositivos, nos quais são colhidos dados de medição e registros de condições do tempo e meteorológicas. Os dados são transmitidos para  computadores, por sistemas de transmissão de dados com informações pluviométricas, para ajudar na avaliação de prováveis causas de danos, alertando para evacuação principalmente em áreas de risco.

ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS
ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS

O índice pluviométrico é medido em milímetros d’água, que correspondem a 1 litro d’água na superfície de 1metro quadrado. A utilização do pluviômetro é fundamental para evitar tragédias e promover a preservação da vida humana.

PLUVIÔMETRO
PLUVIÔMETRO

 

Satélites Meteorológicos

Os satélites meteorológicos são aqueles que ficam em órbita da terra, capazes de monitorar, verificar e avaliar efeitos e atividades em decorrência da atuação humana ou forças da natureza, como: poluição ambiental, queimadas, devastações, mudanças nas vegetações, erupções vulcânicas, terremotos, furações, tufões, estados dos mares e oceanos, ciclones, com foco nas seguintes ações:

  • permitindo evacuação de áreas de risco com antecipação;
  • preservando a vida humana, de animais, fauna, flora, construções, embarcações marítimas, aéreas, unidades industriais, sistemas de geração de energia, hospitais;
  • evitando ou minimizando catástrofes, geralmente, utilizando elementos e componentes produzidos a partir dos princípios da mecânica clássica e da física moderna.
SATÉLITES METEOROLÓGICOS
SATÉLITES METEOROLÓGICOS

Laboratório Brasileiro Sirius de Luz de Síncrotron

A luz de síncrotron permite análise molecular e estrutura eletrônica dos materiais, procedendo a mapeamento da estrutura interna e permitindo aplicações em nano tecnologia, medicina, geologia, geofísica, agricultura, metalurgia, farmacologia, paleontologia, indústria de petróleo e gás, produção de metais de alta resistência.

LABORATÓRIO NACIONAL DE LUZ SÍNCROTON
LABORATÓRIO NACIONAL DE LUZ SÍNCROTON

Além disso, há o desenvolvimento de novas tecnologias, medicamentos eficientes melhorando a qualidade de vida e aumento da perspectiva de vida humana. O Brasil entrou na vanguarda, com a implantação do Laboratório Sirius de Luz de Síncrotron.

Componentes da Física Moderna

Veremos, a seguir, alguns elementos importantes, com aplicação de tecnologias utilizando componentes com base na física moderna, permitindo a melhoria  e prolongamento de vida dos seres humanos.

Dispositivos Portáteis com uso de Componentes Eletrônicos

Após o desenvolvimento da eletrônica do estado sólido, microprocessadores, física da matéria condensada, aplicações de laser, ocorreu o surgimento de equipamentos portáteis e itens para aplicações na área da medicina, melhorando a qualidade de vida e, até mesmo, ajudando a prolongá-la.

Eis alguns dispositivos(*) que utilizam componentes eletrônicos, fundamentados em princípios da física.

(*) Atentando que todos devem ter recomendação médica para uso ou serem utilizados por pessoa devidamente habilitada, devendo também ser aferidos por entidades certificadas.
APARELHO DIGITAL PORTÁTIL DE MEDIÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL
APARELHO DIGITAL PORTÁTIL DE MEDIÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL
APARELHOS AUDITIVOS
APARELHOS AUDITIVOS
APARELHO PARA MEDIÇÃO DE TAXA DE GLICEMIA NO SANGUE
APARELHO PARA MEDIÇÃO DE TAXA DE GLICEMIA NO SANGUE
APARELHO DESFIBRILADOR CARDÍACO
APARELHO DESFIBRILADOR CARDÍACO

A VIDA HUMANA E A AVALIAÇÃO DA POSSIBILIDADE DE EXISTÊNCIA DE OUTRAS CIVILIZAÇÕES

Apesar de não haver, até o momento, comprovação da existência de outras civilizações além da humana, considerada a mais inteligente que conhecemos, existem diversas teorias a respeito de possibilidade disso ocorrer, podendo elas serem mais desenvolvidas tecnologicamente que o ser humano. Não significa que, necessariamente, outras civilizações são amistosas, pelo qual se deve ter prudência no caso da identificação da existência e no caso de possíveis contatos, principalmente na forma de comunicação. No caso de civilizações mais evoluídas, tendo em vista a possibilidade de terem mais tempo de existência, poderiam trazer alternativa para soluções de problemas ainda não resolvidos pela ciência conhecida na Terra. Existem algumas teorias interessantes, como as descritas a seguir.

Equação de Drake

Proposta pelo astrônomo norte americano Frank Drake, a Equação define a probabilidade para calcular a possibilidade da existência de outra civilização em nossa galáxia, com quem poderíamos ter contato.

Equação:

N = R* fp ne fl fi fc L

ONDE.

R* é a taxa anual de produção de estrelas na Via Láctea, a nossa galáxia.

fp é a fração de estrelas que têm planetas.

ne é o número de planetas habitáveis por sistema planetário.

fl é a fração de planetas habitáveis que efetivamente desenvolvem vida.

fi é a fração de planetas vivos que desenvolvem vida inteligente.

fc é a fração de planetas com vida inteligente que atingem o estágio tecnológico necessário para se comunicar por rádio com outras civilizações.

L é o tempo de vida médio de uma civilização capaz de se comunicar por ondas de rádio.

Escala de Kardashev

Estabelecida pelo astrofísico russo Nicolai Kardashev, a Escala define e avalia o grau de civilizações. Conheça as três escalas bases.

Escala I: civilização capaz de utilizar toda energia produzida pelo seu planeta. Estima–se que a Terra esteja no grau 0,7 ainda não atingiu a Escala I.

Escala II: civilização capaz de utilizar toda energia produzida pela sua estrela mãe.

Escala III: civilização capaz de utilizar toda energia produzida pela sua galáxia.

Paradoxo de Fermi

Recebeu este nome em homenagem ao físico Italiano Enrico Fermi, apesar de não ter se envolvido com ele. É definido como a aparente contradição entre as altas estimativas e probabilidade da existência de civilizações extraterrestres, que no caso de evoluídas nas escalas dois ou três de Kardashev, deveriam ter que ultrapassar por filtros, conforme gráfico ilustrado abaixo.

O projeto SETI busca comunicação com outras civilizações. Existem correntes que defendem a não existência e outras defendem a possibilidade da existência, que podem estar tendo as comunicações bloqueadas pelos filtros ou tenham modelo ou forma de comunicação que ainda não conhecemos ou possamos decifrar. De toda forma, no caso de possíveis outras civilizações além da humana, milhões de anos mais avançadas, elas podem ter tecnologias e representar muito para prorrogação da vida ou forma de perpetuá-la, conforme citado anteriormente.

O gráfico abaixo mostra possíveis filtros na evolução de civilizações com base na escala de KARDASHEV. A passagem da evolução das civilizações pode funcionar como barreiras atingidas chegando ao limite do grande filtro.

O GRANDE FILTRO
O GRANDE FILTRO

Teoria das Cordas

A Física Quântica tem trazido grandes revoluções no mundo da ciência, tendo em vista o estudo dos comportamentos desde partículas sub atômicas até o universo, inclusive com a possibilidade de multi universos. A Teoria das Cordas é o modelo da Física Quântica no qual blocos fundamentais podem se comportar semelhantes ao movimento de uma corda de violino, admitindo a existência  de poli universos. Nesse sentido, admite-se o encurtamento de distâncias em relação ao segmento de reta, tendo como parâmetros os fenômenos de espaço e tempo, aplicados a membranas ou ao universo, podendo tornar se a teoria do tudo e permitindo alterações nos comportamentos das  variáveis  e teorias físicas conhecidas no mundo atual, influenciando e criando grandes alterações na vida humana.

TEORIA DAS CORDAS
TEORIA DAS CORDAS

Aumento da Perspectiva de vida no Brasil

PERSPECTIVA
PERSPECTIVA

No gráfico acima, verificamos a acentuada evolução na perspectiva de vida e queda na mortalidade infantil no Brasil. Podemos atribuir, provavelmente, ao aumento da qualidade de vida e ao avanço nas novas tecnologias, tendo em vista:

  • as descobertas de novos medicamentos;
  • facilidade de diagnósticos para pronto atendimento;
  • novas tecnologias computacionais.

A forma como as tecnologias têm evoluído aumenta as perspectivas de vidas humanas. Portanto, podemos imaginar que nas próximas décadas, haverá descobertas que possam nos levar a situações inimagináveis.

Resta-nos aguardar para desfrutarmos dos avanços e vivermos mais com boa qualidade de vida, atingindo limites há muito sonhado pela humanidade.

 

68 comentários


  1. Hi this is kinda of off topic but I was wanting to know if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML. Goldy Bryn Terti Leesa Thorn Wilkey

    Responder

  2. very nice post, i surely really like this excellent website, continue it Floria Anselm Alves

    Responder

  3. Good day very nice site!! Guy .. Beautiful .. Amazing .. I will bookmark your blog and take the feeds also?KI am satisfied to find so many useful information here in the post, we want develop more techniques on this regard, thanks for sharing. . . . . . Doralynn Blake Good

    Responder

  4. Fantastic beat ! I would like to apprentice while you amend your site, how can i subscribe for a blog website? The account helped me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright clear idea Deerdre Barrie Adal

    Responder

  5. Hello there. I found your website by the use of Google even as searching for a comparable matter, your website came up. It seems good. I have bookmarked it in my google bookmarks to visit then. Cherice Aluino Mackler

    Responder

  6. I enjoy reading a post that will make men and women think. Also, thank you for permitting me to comment! Vivian Prescott Wycoff

    Responder

  7. Having read this I thought it was extremely informative. I appreciate you finding the time and effort to put this information together. I once again find myself spending way too much time both reading and posting comments. But so what, it was still worthwhile! Kylen Jarret Niple

    Responder

  8. Excellent post. I am experiencing a few of these issues as well.. Maureen Matteo Shiroma

    Responder

  9. I am continually looking online for posts that can aid me. Thank you! Tally Bendix Elfie

    Responder

  10. I truly wanted to type a brief note to be able to express gratitude to you for some of the magnificent techniques you are placing at this site. My extended internet look up has at the end been paid with excellent information to exchange with my friends. I would assume that we readers are very endowed to be in a great network with very many perfect individuals with good tricks. I feel rather lucky to have come across your entire web pages and look forward to some more excellent times reading here. Thanks once again for all the details. Vonni Rayner Koch

    Responder

  11. I all the time emailed this blog post page to all my contacts, because if like to read it next my links will too. Leelah Sawyere Agata

    Responder

  12. In other words, how do i search for blogs that fit what I want to read about? Does anyone know how to BROWSE through blogs by subject or whatever on blogger?. Eugenia Em Trumaine

    Responder

  13. Hey, I think your website might be having browser compatibility issues. Danice Emmott Simson

    Responder

  14. Thanks so much for the blog article. Thanks Again. Keep writing. Almeta Inger Herrle

    Responder

  15. I love it when individuals get together and share views. Great blog, keep it up! Kit Barn Byrdie

    Responder

  16. An fascinating discussion is value comment. I believe that it is best to write extra on this matter, it may not be a taboo topic but generally persons are not enough to speak on such topics. To the next. Cheers Aurelie Web Godart

    Responder

  17. Awsome website! I am loving it!! Will come back again. I am bookmarking your feeds also Sandra Sterling Swec

    Responder

  18. certainly like your web site but you have to check the spelling on several of your posts. Several of them are rife with spelling issues and I find it very bothersome to tell the truth nevertheless I will surely come back again. Vanessa Lutero Domineca

    Responder

  19. Everything is very open with a very clear clarification of the challenges. It was definitely informative. Your website is extremely helpful. Many thanks for sharing! Dix Sheffie Danuloff

    Responder

  20. Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement account it. Look advanced to far added agreeable from you! However, how can we communicate? Dianne Bradley Cox

    Responder

  21. Excellent blog here! Also your site loads up very fast! What web host are you using? Can I get your affiliate link to your host? I wish my web site loaded up as quickly as yours lol Shanta Winslow Salesin

    Responder

  22. Excellent post. I will be dealing with some of these issues as well.. Carly Oswald Starbuck

    Responder

  23. I am regular visitor, how are you everybody? This article posted at this web page is genuinely good. Natalya Ber Meredith

    Responder

  24. I have been exploring for a little for any high quality articles or blog posts on this sort of house . Jerrilee Burr Landahl

    Responder

  25. Hi there. I discovered your blog by way of Google whilst searching for a comparable subject, your website came up. It appears to be great. I have bookmarked it in my google bookmarks to come back then. Bernadette Ariel Lilybelle

    Responder

  26. You have made some good points there. I looked on the web for more information about the issue and found most individuals will go along with your views on this web site. Terese Cort Dygall

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *