A Evolução da Ciência, Novas Tecnologias e Influências no Ser Humano

O ser mais evoluído, conhecido até o momento, é o Ser Humano. Conheça agora a evolução da ciência, novas tecnologias e influências no ser humano.

Equações Físicas
Equações Físicas

Até onde conhecemos, o ser humano é a forma de vida mais inteligente conhecida, conforme consta deste site. Os cientistas estimam que o Universo tenha aproximadamente 13,5 bilhões de anos e a Terra 4,5 bilhões de anos. O homo sapiens está presente há aproximadamente mil anos.

À medida que a tecnologia e meios científicos de identificação vão se aprimorando, as datações vão cada dia sendo mais precisas. Notamos que a diferença entre a presença do homo sapiens e a formação do planeta é muito pequeno.

Alterações do Planeta Terra
Alterações do Planeta Terra

Veja o vídeo A Evolução da Vida em Três Minutos.

O Planeta Terra passou por diversas transformações, no decorrer das Eras Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica e Cenozoica (atual), que constam neste site.

Diversos cientistas perderam suas vidas ou liberdade por defenderem suas ideias e descobertas.  O gênero humano sempre buscou descobertas do desconhecido, desenvolvendo formas de obtenção de fogo, desenvolvendo instrumentos de caça, ferramentas para agricultura, construções de abrigos etc. No entanto, o grande desenvolvimento começou a ocorrer no Século XVII, com a formulação das Leis do físico e matemático Newton, diversas vezes citado neste site, principalmente pelo fato da importância que a ciência começou a ter no desenvolvimento e forma de conquistar riquezas de diversas formas.

A CIÊNCIA E SUA PARTICIPAÇÃO NA HUMANIDADE

Propulsores de Evoluções Científicas
Propulsores de Evoluções Científicas

O desenvolvimento da ciência permitiu a criação de instrumentos de navegação náutica, navegação aérea, altímetros, localizadores por satélites, entre muitos. Durante o Século XX, houve salto no desenvolvimento da ciência, principalmente após as teorias da Relatividade Especial de 1905 e Relatividade Geral de 1915.

Atualmente, a ciência tem ajudado no avanço exponencial das tecnologias em diversas áreas, como: computação, telecomunicações com informações em tempo real, principalmente pelo uso da Internet, influenciando nas empresas de comunicações, notícias econômicas e financeiras, tratamento médico, ensino a distância, veículos autônomos, permitindo a redução de tempo, custos, segurança, mobilidade, dentre outros.

O avanço tem transcorrido de forma muito veloz, havendo necessidade de adaptação das pessoas, pois apesar das facilidades de interfaces, pode haver dificuldade de adaptação em assimilar novas tecnologias, tendo em vista a velocidade das mudanças, que nem sempre é fácil por parte de todos.

FATOS HISTÓRICOS

Caravelas
Caravelas

No passado, navegadores se arriscavam em busca de novas terras, sem conhecer os segredos dos mares, à procura de riquezas, alimentos, metais, pedras preciosas, especiarias, alimentos, arriscando suas vidas e se afastando de suas origens, muitas vezes encontrando novos povos, culturas, alimentos, civilizações. Ocorria integração entre os povos, muitas vezes gerando guerras e disputas. À medida que o conhecimento científico evolui, existe a tendência de tornar as pessoas mais pacíficas e civilizadas, pois o conhecimento leva o ser humano à reflexão e a sensatez aumenta.

VIAGENS ESPACIAIS

Sonda Espacial
Sonda Espacial

O ser humano é considerado o ser mais inteligente que se tem conhecimento, com as buscas, através de pesquisas espaciais, com a utilização de sondas, naves, radiotelescópios, a exploração do universo.

Não há divulgação da descoberta de vida semelhante ou mais evoluída que a humana, tendo em vista a possibilidade da existência de outra civilização fora da nossa galáxia, com a formação há mais tempo que nosso planeta.

A idade proposta para o universo poderá estar bloqueada pelo grande filtro, conforme o Paradoxo de Fermi, ilustrado pelo gráfico abaixo e escala de Kadashev, pois se estivesse no nosso sistema solar e na escala, estaria absorvendo a energia do nosso planeta, o mesmo ocorrendo se estivesse na escala II, provavelmente, em razão da classificação das escalas, que consta neste site.

O Grande Filtro
O Grande Filtro

AS PESQUISAS CIENTÍFICAS, ESPACIAIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Estação Espacial
Estação Espacial

Após a certificação de que a ciência permite ganhos econômicos, financeiros e diversas melhorias, muitos governos, instituições e organizações perceberam que o investimento em ciência e tecnologia se traduz em grandes retornos econômicos. A exemplo de resultados obtidos: pesquisas de energia nuclear que permitem novos tratamentos de saúde para doenças antes consideradas incuráveis, medicamentos mais baratos e eficazes, desenvolvimento de softwares e hardwares, formas de comunicações modernas, rápidas, eficientes, seguras, com baixo custo, permitindo utilização para desenvolvimento de novas tecnologias. Da mesma forma, as pesquisas espaciais com altos investimentos também permitem a busca e possível encontro de minerais desconhecidos, melhor conhecimento da origem da vida na Terra, o princípio de tudo, soluções para preservação da vida, buscar prováveis pontos fora do planeta para civilizar, manter a espécie humana e outras formas de vida existente na terra, adaptando-se às novas condições encontradas, da mesma forma que foi feita a evolução da vida na terra.

PREPARANDO-SE PARA AS MUDANÇAS

Colisor de Hadron
Colisor de Hadron

A mudança tecnológica vem ocorrendo de forma muito rápida e dinâmica. A velocidade da informação e transferência de dados, comunicações, meios de transporte têm ocorrido e há necessidade de adaptação. A Internet transformou o mundo moderno. Temos atualmente a tecnologia 5G, que permite aumentar a localização de antenas repetidoras, possibilitando maior tráfego e precisão nas informações, resolução de imagens, qualidade de som, capacidade de memória, compactação dos dispositivos, que permite redução de custos.

No entanto, é fundamental estar preparado, a exemplo de que os noticiários via Internet circulam rápido, tanto pelos meios de comunicação, como por redes sociais e equipamentos tipo smartphone, computadores pessoais, tablets, laptops e outros, de uso pessoal, tendo em vista muitas vezes superar noticiário televisivo, por radiodifusão, difusão e mídia impressa defasados. Não sabemos quando, mas certamente a Internet terá sucessor.

Por ter evolução rápida, a adaptação às novas tecnologias nem sempre é fácil, em razão da faixa etária, grau de instrução, formação acadêmica, conhecimento básico de língua, geralmente inglesa, e domínio da própria língua, muitas vezes deixando pessoas vulneráveis a fraudes. Alguns fatores são importantes para adequação, uso e acompanhamento de novas tecnologias. Podemos citar alguns exemplos:

  • Atentar se a região onde os equipamentos e aplicativos serão utilizados comporta a tecnologia do dispositivo;
  • Avaliar a relação custo x benefício do equipamento adquirido;
  • Avaliar as reais necessidades e se há modelo mais moderno e econômico para atender-lhes, definindo prazo;
  • No caso de dúvida, buscar auxílio de profissional especializado ou pessoa de confiança para orientação de uso antes da aquisição;
  • Avaliar última versão dos aplicativos e seus direitos de uso;
  • Verificar facilidades de interfaces de comunicação, assim como valores de tensão elétrica com variação de valores e frequência em relação à região onde será utilizado;
  • Conhecer suporte para, no caso de dúvida, proceder a utilização correta dos aplicativos, plataformas e meios de acesso;
  • Conhecer as interfaces e métodos de acessos adaptáveis e compatíveis.

MUDANÇAS ESPERADAS

Inteligência Artificial
Inteligência Artificial

Assim como no Século XX, esperam-se muitas mudanças tecnológicas para o Século XXI, tais como:

  • Automóveis autônomos;
  • Inteligência artificial;
  • Construções com impressão 3D;
  • Entrelaçamento quântico;
  • Computador quântico;
  • Comprovação da teoria das cordas;
  • Cirurgias remotas;
  • Trens supersônicos;
  • Automóveis voadores;
  • Estradas eletrificadas;
  • Aumento significante na média do tempo de vida de cada indivíduo;
  • Cidades inteligentes;
  • Prédios e residências inteligentes;
  • Indústrias automatizadas;
  • Computador quântico;
  • Visão artificial;
  • Redes neurais;
  • Desaparecimento de diversas profissões;
  • Surgimento de novas profissões, com utilização de sistemas informatizados inteligentes;
  • Redução da interferência humana nas tomadas de decisões;
  • Agricultura automatizada;
  • Navegações aérea, ferroviária, automatizadas com inteligência artificial;
  • Sistemas de produção industrial robotizado com comandos remotos.

Existem, em todo o Planeta, cientistas e profissionais atuando para tornarem realidade os avanços da ciência e da tecnologia, a fim de fazer o mundo melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *