Muitas Obras e Filmes Inspiraram o Sonho da Viagem no Tempo.
Para a maioria dos físicos, um dos grandes sonhos é a viagem no tempo, assim como para boa parte dos admiradores e autores de ficção científica.
Conheça os Filmes Que Retratam a Viagem no Tempo
- O Túnel do Tempo
- Planeta dos Macacos
- Jornada nas Estrelas
- A Máquina do Tempo
- Em Algum Lugar do Passado
- De Volta Para o Futuro
- Gladiador do Futuro
- Blade Runner
- Interestelar
- Alta Frequência
- Projeto Filadélfia
- 2067
- Questão de Tempo
- Os 12 Macacos
- Durante a Tormenta
- Sonhos Lúcidos
- The Flash
- Efeito Borboleta
- Tenet
- Sombra Lunar
- Dejavu
- Extinct
- Contra o Tempo
- Loucura do Tempo
- A Guerra do Amanhã
- Lucy
Muitos filmes de ficção científica inspiraram a realidade.
Aspectos Científicos da Viagem no Tempo
A teoria da relatividade especial do físico Albert Einstein (1879-1955)
Estabelecida em 1905, define que a maior velocidade possível é a velocidade da luz no vácuo, ou seja, 299.792.458 m/s e, conforme equação de Lorentz, já descrita neste site, caso um corpo se aproxime da velocidade da luz, permitiria deformação do tempo e espaço, propondo ida ao futuro.
No caso de velocidade igual à velocidade da luz, o tempo pararia. Portanto, o conceito de passado e futuro perderia o sentido.
Com velocidade acima da velocidade da luz, o tempo contrairia. Isso significa dizer que seria possível voltar ao passado.
Alguns físicos admitem a possibilidade de velocidade acima da velocidade da luz, dentro dos conceitos da Mecânica Quântica e com deslocamento pela dobra do tempo.
Simulação Motor Propulsão Dobra do Tempo
Desde o Período Neolítico
Passando por civilizações da idade média.
Civilizações Modernas e Futuras
Houve grande evolução na humanidade, conforme revoluções tecnológicas já descritas neste site. A Mecânica Quântica quebrou diversos conceitos da Mecânica Clássica, inclusive da relatividade especial de Einstein, admitindo a Teoria das Cordas, Entrelaçamento Quântico e a possibilidade de poli universo.
A possibilidade de viagem no tempo não deve ser descartada. Existem fenômenos estudados no universo, como buracos de minhoca, buracos negros, que podem ser pontos de transição.
Viagens a velocidades próximas ou superiores à velocidade da luz poderão acontecer pela criação de materiais de alta resistência, principalmente para preservação da massa, tendo em vista que espaço e tempo poderão sofrer deformação.
A viagem no tempo poderá gerar diversas transformações sociais, comportamentais, anatômicas, pois hábitos, alimentação, formas de comunicação e ambientes sofrerão diversas modificações, requerendo preparo dos possíveis viajantes no tempo.
Precisamos admitir a possibilidade futura e encarar com naturalidade, pois a viagem no tempo será fruto da evolução exponencial da ciência, inclusive na Física, que já está ocorrendo a cada dia.
Estuda-se, no momento, o desenvolvimento do metaverso, onde se desenvolve realidade física com realidade virtual, utilizando inteligência artificial decorrente da facilidade e da otimização da banda 5.0 G da telefonia, inclusive com a técnica de holografia.
Um grande enigma da viagem no tempo é como ocorreriam alterações históricas. Tal fato talvez seja possível a partir da possibilidade de poli universos, permitindo flexibilidade da alteração dos fatos, como proposto pela Teoria das Cordas.
Por enquanto, resta-nos aguardar a evolução da ciência e das mentes privilegiadas da humanidade.
Veja também: Viajando no Tempo pela Física